rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

Últimas Notícias

domingo, 12 de setembro de 2010

Modelagem de dados: MER - Modelo Entidade-Relacionamento

Olá visitantes e amigos,

Começarei a publicar uma série de postagens sobre modelagem de dados no que cocerne ao Modelo Entidade-Relacionamento (MER).

Objetivarei desenvolver um projeto conceitual de banco de dados com o MER.

Os SGBD's (Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados) surgiram para solucionar problemas de redudância, inconsistência de compartilhamento e segurança de dados em sistemas de informação. Exemplificando, quando tínhamos um certo dados sobre um cliente e este atualizava um dados, como o estado civil, de solteiro para casado, era preciso que este atualizasse nos vários sistemas ou tipos de arquivos, pois numa pesquisa posterior, o dado poderia estar desatualizado, por estar em arquivos diferentes.

Buscaremos um projeto conceito ao qual os dados se agrupem de forma a torná-los consistentes, relacionandos com as entidades genéricas.

O MER é um modelo de dados de alto-nível, criado com o objetivo de representar a semântica associada aos dados do mini-mundo. Este é utlizado na fase conceitual do projeto. Essa conceituação ou esquema conceitual do banco de dados é de extrema importância para o desenvolvimento da aplicação. Os esquemas são intuitivos, conceituais, sem permitir que a tecnologia de criação do banco interfira na confecção do projeto final.

O esquema conceitual é criado usando-se o diagrama entidade-relacionamento (DER).

Separando os conceitos temos:

MER: Conjunto de conceitos e elementos de modelagem que o projetista de banco de dados precisa conhecer.


DER: Resultado do processo de modelagem executado pelo projetista de dados que conhece o MER.

Ficamos, esta seção, com mais dois conceitos:

Linguagem de definição dos dados (DDL) - Linguagem que define as aplicações, arquivos e campos que irão compor o banco de dados (comandos de criação e atualização da estrutura dos campos dos arquivos).

Linguagem de manipulação dos dados (DML) - Linguagem que define os comandos de manipulação e operação dos dados (comandos de consulta e atualização dos dados dos arquivos).

Acompanhe as porstagens e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário