rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

Últimas Notícias

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Adicionar Programas e Ícones de Atalhos Ao Seu menu K e Painel

Continuando as dicas sobre linux...

O menu K do KDE e o Kicker não estão limitados à configuração que encontra logo que instala o KDE. O painel do KDE está concebido para crescer, e há duas maneiras de o fazer: Adicionar novos programas, e adicionar ícones de atalho.

Adicionar entradas ao menu

O KDE vem com bastantes aplicações já incluídas no menu. Dependendo do seu sistema operativo e distribuição, isto pode incluir muitas aplicações não-KDE. O KDE também inclui uma aplicação que irá procurar no seu disco rígido por mais aplicações e adicioná-las ao menu por si. Tente carregar em Alt+F2 e escrever kappfinder para vê-lo em acção — a operação é muito simples.

O Kappfinder é suficientemente inteligente, mas não conhece todas as aplicações que existem. Ou então, pode haver o caso em que não queira ter todas essas aplicações no menu e apenas queira adicionar um único programa adicional.

Para adicionar os seus programas favoritos ao menu do KDE, pode usar o Editor de Menus do KDE. Para começar, use o menu K e escolha Sistema->Editor de Menus.

Uma janela abre-se mostrando o menu K existente à esquerda, e um diálogo de entradas de menu vazio à direita

Para este exemplo, iremos adicionar uma entrada para o Gimp sob o submenu Gráficos. Se já tiver aí uma entrada para o Gimp e não quiser outra, pode continuar na mesma este exemplo, e simplesmente não carregar em Aplicar quando terminar.

Navegue para baixo na árvore da esquerda para a entrada Gráficos.

Carregue uma vez aí com o botão esquerdo do rato para expandir o menu.
Carregue no ícone com o nome Novo Item na barra de ferramentas, ou escolha Ficheiro ->Novo Item na barra de menu.

Na caixa de diálogo que aparece, escreva o nome que quer dar à sua nova entrada no menu. Para este exemplo, escreva Gimp.
Então carregue OK no diálogo.

Carregue na nova entrada do menu Gimp que foi criada para si sob o submenu Gráficos.O diálogo da entrada do menu à direita irá agora mudar para estar quase vazio, com a excepção do nome que deu.

Preencha um Comentário opcional. Pode gostar de pôr por exemplo Um editor de imagens. O texto inserido aqui será mostrado como uma dica de ferramenta no menu K.

Escreva na caixa com nome Comando, o comando que escreveria na linha de comando para abrir a sua aplicação. Para este exemplo, escreva gimp. Pode também escrever os parâmetros opcionais de linha que desejar. Pode usar isto para fazer uma entrada no menu que abra sempre um documento em particular ou uma imagem, por exemplo. Verifique a documentação da aplicação para mais parâmetros da linha de comandos.

Se quiser que a aplicação opere a partir de uma determinada pasta (por exemplo, para o Gimp começar a sua janela de Abrir Imagem num sítio em particular) escreva esse caminho no campo com o nome Caminho de Trabalho. Isto é opcional.

Se pretender mudar o ícone do normal “desconhecido”, carregue no ícone à direita do diálogo, para abrir o seleccionador de ícones do KDE.

Algumas aplicações devem ser executadas num terminal  dentro de uma janela (por exemplo Pine ). Se for o caso, verifique a caixa de visto apropriada.
Se quiser correr uma aplicação como um utilizador diferente, verifique a caixa com nome Correr como utilizador diferente e escreva o nome do utilizador apropriado na caixa de texto.

Se estiver satisfeito com a entrada do menu, seleccione Aplicar. Se quiser recomeçar, carregue Recomeçar.

E é tudo. Tem agora uma nova entrada no menu.

Ícones de Atalho

Embora o KDE seja muito mais confortável do que o gestor de janelas médio do UNIX®, toda a gente quer uma solução imediata para iniciar um programa. daqui a pouco, vai aprender a criar ligações e ficheiros na sua área de trabalho, mas isto também tem as suas desvantagens: por vezes todas as suas áreas de trabalho ficam cheias de janelas, e não consegue usar os ícones sem minimizar todas as janelas que os cobrem. Para programas frequentemente usados pode minimizar este problema e acelerar o acesso criando ícones de atalho no painel do KDE.

Para criar um atalho no Kicker, tem algumas escolhas: Arrastar-e-largar, ou através de um menu. 

 
Adicionar um ícone de atalho com o menu

Carregue no menu K e escolha Menu do Painel->Adicionar->Aplicação.

Irá ver o nível mais alto do menu K outra vez. Procure nos menus a entrada para que deseja criar o atalho, tal como A Minha Área ou o Konqueror.
 
Carregue no programa que deseja.

Um novo ícone aparece no painel. Carregue nele, e o programa irá iniciar.
Adicionar um ícone de atalho com arrastar-e-largar é ainda mais simples - basta arrastart qualquer ícone da sua área de trabalho ou de uma janela do Konqueror, para um espaço vazio no painel.

O que acontece quando arrasta um item para o seu painel depende do tipo de item:
 
Se você arrastar uma pasta...

Aparece um menu dando-lhe a escolha de Adicionar como um URL do Gestor de Ficheiros ou Adicionar como Navegador Rápido. Escolher o primeiro cria um ícone que abre uma janela do Konqueror, iniciada nesta directoria, enquanto que escolher o último vai abrir a pasta como um menu do Painel.

Se arrastar um atalho da área de trabalho...

Será copiado para o painel.

Se arrastar um documento...

Uma ligação é criada no painel, deixando o original no seu lugar. Carregando no ícone resultante faz aparecer o documento na aplicação predefinida.

Em qualquer caso, se quiser mover um ícone, carregue nele usando o botão direito do rato do rato e escolha Mover o Nome do Botão. Mova o ícone para a posição que pretende e carregue no botão esquerdo do rato do rato. Se quiser remover o ícone, carregue nele usando o botão direito do rato do rato e escolha Remover o Nome do Botão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário