rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

Últimas Notícias

sábado, 8 de maio de 2010

Como saber se uma mensagem de email é confiável


O email é um dos meios de propagação de vírus pela Internet. Quando você abre uma mensagem de email infectada, o vírus pode ser transmitido para o seu computador e, a partir daí, contaminar o computador dos destinatários de seus emails. Se você é usuário de email, pode receber dezenas de mensagens por dia de pessoas de quem nunca ouviu falar. Com tantas mensagens chegando, como saber em quais você pode confiar?

Considere estas quatro questões:

Você conhece a pessoa que enviou a mensagem de email? Essa pessoa, organização ou empresa é conhecida e confiável? Tenha muita cautela ao receber mensagens de remetentes desconhecidos ou de organizações nas quais você nunca se inscreveu.

Você já recebeu algum email legítimo desse remetente? Você recebe emails dessa pessoa regularmente ou ocasionalmente? Ao receber um email de uma pessoa conhecida de quem você nunca recebeu antes, questione-se se existe algum motivo para recebê-lo agora. Se a resposta for não, pense duas vezes antes de abri-lo.

Existe alguma razão para esperar um email dessa pessoa? Você se surpreendeu ao ver o email? Achou estranho ou incomum receber um email dessa pessoa? Se a resposta for sim, tenha cuidado ao abrir a mensagem.

Será que o texto da linha de assunto condiz com o remetente? Essa pessoa realmente poderia tratar desse assunto com você? Se a linha de assunto contiver uma seqüência de caracteres ininteligível ou não fizer sentido, a mensagem deve ser lixo eletrônico que usa títulos sem sentido para burlar os filtros de spam que buscam por determinadas palavras.

Se você não tem certeza de que o email recebido é confiável, não perca tempo em abri-lo nem em responder a ele. É muito mais fácil ser cuidadoso antes de abrir a mensagem do que tirar os vírus do seu computador.

É essencial adotar esta atitude:

Antes de abrir qualquer email com anexo, certifique-se de que o seu programa antivírus está atualizado e ativado. Dessa forma, o programa antivírus estará apto a verificar os anexos de modo a garantir a maior proteção possível. 

Ficou claro? Não? Então me mande a sua pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário