rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

Últimas Notícias

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Componentes da Área de Trabalho (KDE Linux)


Depois de tudo ter arrancado, leve algum tempo a explorar o novo ambiente. Se já trabalhou com o Windows® ou o OS/2 ou ainda o Mac® OS, muitas coisas devem-lhe ser familiares. As três partes principais da área de trabalho do KDE são a própria área de trabalho e o painel.

Painel 

Quando inicia o KDE pela primeira vez, o painel está situado na base do ecrã. Daí, vai iniciar os seus programas e mudar entre os ecrãs virtuais.  

Botão doicon

O botão    icon é um dos mais importantes locais da sua área de trabalho do KDE. Desde aí, pode começar todas as aplicações do KDE instaladas. Mais tarde, quando aprender a usar o Editor do Menu K, pode também adicionar programas aqui. Para começar um programa, basta carregar no botão. Vai ver uma lista de diferentes categorias, mais algumas entradas especiais. Sempre que passar com o rato sobre uma dessas entradas que tenha uma seta para a direita, um novo menu aparece. Quando encontrar o programa que quer começar, basta carregar sobre ele com o botão esquerdo do rato.
Botões das Áreas de Trabalho Virtuais
Quando inicia o KDE pela primeira vez, repare nos quatro botões com nomes, apropriados, de 1, 2, 3 e 4. Estes representam os seus ecrãs. Basta carregar num deles. Não se preocupe: embora elas tenham desaparecido, qualquer janela aberta está ainda activa (basta ver a lista de tarefas!). Usar múltiplos ecrãs é uma das poderosas possibilidades do KDE e do Sistemas de Janelas X. Em vez de usar uma janela sobre outra, como fará quando usa o Windows® ou o OS/2, pode dizer “Bem, na primeira área de trabalho, eu vou escrever o Guia do Utilizador do KDE. Na segunda área de trabalho vou correr o compilador sgml2latex e ver os meus resultados enquanto compilo o meu 'kernel' do linux na terceira área de trabalho, e leio o meu email na quarta.”
Barra de Ícones
Algumas pessoas são tão preguiçosas que até consideram os dois ou três passos pelo menu de aplicações demasiado (incluindo eu). Para eles, botões adicionais podem ser colocados a seguir aos botões da área de trabalho: por exemplo, atalhos para a sua área de trabalho, para o seu caixote do lixo, para o seu emulador de terminal Konsole e para os documentos que use mais. Para informação em como adicionar ícones à barra de tarefas, leia Acrescentar ícones à sua barra de tarefas.
O KDE por omissão instala vários botões mais usados, incluindo ligações para o KHelpCenter, o Kate e o KControl.
Tempo e data
No fundo à direita do painel do KDE, pode ver sempre o tempo e a data.
A lista de tarefas
Noutra secção do painel, encontra um botão para cada janela aberta. Basta carregar no botão correspondente à janela que quer abrir. Carregar outra vez minimiza a janela. Um carregar no botão direito do rato mostra um menu que permite mover a janela para outra área de trabalho, manipular o seu tamanho, ou fechar a aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário