rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

Últimas Notícias

sábado, 8 de maio de 2010

O que é Firewall do Windows?

O firewall ajuda a manter o computador mais seguro. Ele restringe as informações que chegam ao seu computador vindas de outros computadores, permitindo um maior controle sobre os dados no computador e oferecendo uma defesa contra pessoas ou programas (incluindo vírus e vermes) que tentam conectar o seu computador sem permissão.

Você pode considerar um firewall como uma barreira que verifica informações (freqüentemente denominada tráfego) vindas da Internet ou de uma rede e, em seguida, joga essas informações fora ou permite que elas passem pelo computador, dependendo das suas configurações de firewall. Veja a seguinte ilustração:


No Microsoft Windows XP Service Pack 2 (SP2), o Firewall do Windows é ativado por padrão. No entanto, alguns fabricantes de computadores e administradores de rede podem desativá-lo. Não é necessário usar o Firewall do Windows — você pode instalar e executar qualquer firewall escolhido. Avalie os recursos de outros firewalls e decida que firewall melhor atende as suas necessidades. Se você optar por instalar e executar outro firewall, desative o Firewall do Windows.

Como isso funciona?
Quando alguém na Internet ou em uma rede tenta se conectar ao seu computador, nós chamamos essa tentativa de "pedido não solicitado". Quando o computador recebe um pedido não solicitado, o Firewall do Windows bloqueia a conexão. Se você executar um programa como o de mensagens instantâneas ou um jogo em rede com vários participantes que precise receber informações da Internet ou da rede, o firewall perguntará se você deseja bloquear ou desbloquear (permitir) a conexão. Se você optar por desbloquear a conexão, o Firewall do Windows criará uma exceção para que o firewall não preocupe você quando esse programa precisar receber informações no futuro.

Por exemplo, se você estiver trocando mensagens instantâneas com alguém que deseja enviar-lhe um arquivo (uma foto, por exemplo), o Firewall do Windows perguntará se você deseja desbloquear a conexão e permitir que a foto chegue ao seu computador. Ou então, se você deseja participar de um jogo em rede com vários amigos na Internet, é possível adicionar o jogo como uma exceção para que o firewall permita que as informações sobre o jogo cheguem ao seu computador.

Embora você possa desativar o Firewall do Windows para conexões específicas da Internet ou da rede, se isso for feito, o risco de comprometimento da segurança do computador será maior. 

Ficou claro? Não? Então me mande a sua pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário