rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

Últimas Notícias

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Usar Janelas (KDE Linux)

Usar Janelas 
 
Menu de Janelas
Carregando no botão direito do rato na barra do título da janela (onde vê o nome da aplicação), pode ver um ícone de manipulação da janela. Este é o mesmo menu que vê se carregar com o botão direito num ícone de aplicação na barra de tarefas. Quando carrega aí, um menu de contexto contendo comandos para manipular as janelas é apresentado. Os comandos disponíveis são:

Mover
Permite mover a janela com o rato. Carregue no botão esquerdo do rato quando tem a janela onde quer que ela fique colocada.
Redimensionar
Permite fazer a janela maior ou mais pequena. Mova o seu rato à volta e carregue no botão quando estiver satisfeito com o novo tamanho.

Minimizar
Esconde a janela, deixando somente o ícone na barra de tarefas. Note que o título da janela no ícone é agora mostrado em (parêntesis). Para trazer a janela para a área de trabalho outra vez, carregue no ícone.
Maximizar
Isto irá expandir a janela para o tamanho máximo possível. Note que o KDE irá tomar o tamanho da sua área de trabalho virtual, o que significa que a janela poderá ser maior que o seu ecrã.

Enrolar
“Enrola” a janela, deixando somente a barra do título visível. Pode obter o mesmo efeito carregando duas vezes sobre a barra do título. Para mostrar outra vez toda a janela, seleccione outra vez Enrolar, ou carregue duas vezes na barra do título.

Avançado
Aqui você poderá encontrar as opções do menu que lhe permitem manipular a forma como as janelas se colocam umas sobre as outras, entre outras coisas:

Manter Sobre as Outras
Seleccionar isto irá fazer com que a janela fique no topo de todas as aplicações, mesmo quando não tem o foco.

Manter Sob as Outras
Seleccionar isto irá fazer com que a janela fique no topo de todas as aplicações, mesmo quando não tem o foco.

Ecrã Completo
Se seleccionar isto fará com que a janela ocupe todo o ecrã, de forma semelhante à maximização; contudo, não é mostrada nenhuma decoração da janela. Para mudar para as outras aplicações, você poderá usar os atalhos de teclado (por exemplo, o Alt+Tab para mudar para outra janela ou o Ctrl+Tab para mudar para outro ecrã virtual.
Para sair do modo de ecrã completo, você poderá usar o atalho Alt+F3 para mostrar o menu de operações da janela e deseleccionar o Avançado->Ecrã Completo.

Sem Contorno
Remove a decoração da janela, bem como o seu contorno. Isto é útil para as aplicações do tipo “monitor”, como o KPager, o qual você mantém no ecrã todo o tempo e nunca irá necessitar de estar decorado. Muitas pessoas também gostam de usar isto para o xterm e para as janelas do Konsole.
Para sair do modo sem contorno, você poderá usar o atalho Alt+F3 para mostrar o menu de operações da janela e deseleccionar o Avançado->Sem Contorno.

Gravar a Configuração
Guarda a configuração actual desta janela (a posição, tamanho, se deve ser mantida sempre no topo de todas as outras janelas etc..). Esta configuração irá então ser lida da próxima vez que a janela for aberta.

Para o Ecrã
Permite enviar uma janela para outra área de trabalho. Escolha a área de trabalho onde quer colocar a janela. A janela irá desaparecer de imediato. Para voltar a ver a janela, seleccione o Botão de Área de Trabalho apropriado no Painel do KDE. Seleccionar Todos os Ecrãs irá fazer com que a janela se "cole" - irá aparecer em todas as áreas de trabalho, por isso poderá ver sempre a janela.

Configurar o Comportamento da Janela...
Permite mudar o aspecto, e em alguns casos a posição, de todas as janelas no KDE. Isto muda a decoração das várias partes da janela, incluindo os botões da barra de título, mas também incluindo coisas como as caixas de selecção e os botões com diálogos, barras de deslocação, e a própria barra de título. Por omissão, é a Keramik.
Você poderá depois personalizar quase tudo sobre o gestor de janelas em si, incluindo a forma como as janelas se comportam quando são movidas, o que o click de cada botão do rato fará nas diferentes partes da janela e como decidir que janelas ficarão em primeiro plano.

Fechar
Isto vai fechar a janela. Por vezes a aplicação permite gravar o seu trabalho, mas em alguns casos (isto é, aplicações X11 antigas) isto não funciona. Será melhor fechar a aplicação com os seus próprios comandos, usando este ponto do menu somente como último recurso.
Se a aplicação em si tiver um problema que não lhe permita fechá-la normalmente, ao usar este item do menu ou no botão de fechar da janela, você terá a possibilidade de “matar” a janela tão ordeiramente quanto possível. Repare que isto poderá deixar à mesma a aplicação em segundo plano mas sem mostrar nenhuma janela. Se permitir que a aplicação seja morta desta forma, poderá deixá-lo voltar ao ecrã, todavia deixando-o verificar numa janela de terminal e limpar todos os processos restantes.

Um comentário: