rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

Últimas Notícias

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tecnologia 4G no Brasil

Com uma velocidade de transmissão até 50 vezes que a usada hoje, a tecnologia 4G ou LTE (Long Term Evolution) fazerá parte da infra-estrutura de rede par transmissão, principalmente de dados das redes sociais, nos jogos da Copa de 2014.

O que é a Tecnologia 4G?

Desenvolvida para ser usada em dispositivos móveis, esta tecnologia pode alcançar uma taxa de transmissão de dados de até 100 Mbps em movimento e 5 Gbps em repouso, segundo testes feitos naquela pequena ilha do pacífico (Japão). Trata-se de uma rede baseada exclusivamente em IP e inclui uma grande quantidade de serviços tais como: HDTV, Transmissão de Voz e Dados (acesso a Internet), MMS e Conversa Instantânea.

O Brasil deve adequar sua estrutura física para receber esta inovação tecnológica. Como a 4G é uma rede de redes, um sistema de sistemas, ela usará toda a infra-estritura de redes cabeada e sem-fio.

Um grande passo seria a interconexão de redes entre as empresas de telefonia móvel.

A Anatel deve intervir para montar a condição necessária para o melhoramento da tecnologia de transmissão de dados.

Alguns dados de rede

A Oi, em 2007, montou uma conexão de altas taxas de transmissão de dados através de fibra óptica em boa parte da Amazônia, interligando agência e entidades estatais .

No Pará, um projeto do Governo do  Estado, o NavegaPará, usou a estrutura da Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.), que nas linhas de transmissão de energia elétrica passa um cabo de fibra óptica, para transmitir sinais de dados para escolas e empresas públicas o interior do Pará.

São ações como essas que facilitarão o oferecimento de tecnologia mais avançadas, que devem ser feitas em outros Estados, e não somente os grandes centros como SP e RJ.


Ficou claro? Não? Então me mande a sua pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário